A Câmara de Curitiba aprovou hoje (03), mais um projeto meu para a defesa das mulheres. Agora, é obrigatório que bares, restaurantes e casas noturnas, entre outros tipos de estabelecimentos, amparem mulheres que se sintam em situação de risco.
Queremos fazer com que as mulheres se sintam mais seguras, que tenham liberdade de frequentar lugares e em diferentes horários. A cidade precisa se tornar mais acolhedora. Uma cidade segura para mulheres é uma cidade segura para todos.
Para aprovar este projeto, apresentei em plenário, as iniciativas de associações e empresas de Curitiba que já prestam auxílio às mulheres em risco. Além disso, também me reuni com empresários de bares e restaurantes para discutir o assunto.
Os estabelecimentos deverão treinar e capacitar seus funcionários para garantir o cumprimento das medidas previstas. A proposta estabelece também, que o auxílio será prestado pelo estabelecimento com a oferta de acompanhamento até o carro, outro meio de transporte ou pela comunicação à polícia.
Outra sugestão é que sejam
fixados cartazes nos banheiros ou em qualquer outro ponto do local, informando
a disponibilidade de ajuda à mulher que se sinta em situação de risco. O
texto ainda prevê a criação de um “Selo Mulheres Seguras – Local Protegido”,
que para as
empresas que cumprissem as normas.