12 de jun de 2017

Vereadora Maria Leticia propõe conscientização sobre Fibromialgia

A dificuldade no diagnóstico da fibromialgia, enfermidade cujos principais sintomas são dores musculares por longos períodos, é uma das justificativas para apresentação do projeto de lei (005.00259.2017) pelas vereadoras Dona Lourdes (PSB) e Maria Leticia Fagundes (PV), na Câmara Municipal de Curitiba. A proposta dispõe sobre o Dia Municipal da Conscientização sobre a Fibromialgia (12 de maio), data reconhecida pela comunidade internacional, e considera a pluralidade de fatores dos quais decorrem a doença, que afeta dez vezes mais mulheres do que homens.

De acordo com a vereadora Maria Leticia, o diagnóstico depende do conhecimento da patologia pelo profissional e pelo paciente. “Ainda não há cura para a fibromialgia, portanto o foco do tratamento é a qualidade de vida para diminuição dos sintomas da doença”, destaca. “Consequentemente, a dificuldade de diagnóstico decorre também da ausência de conhecimento da comunidade sobre a doença”, complementa Dona Lourdes.

Na proposta, as vereadoras explicam que o atual protocolo de diagnóstico é positivado quando há resposta dolorosa em pontos específicos do corpo, e que a patologia decorre de predisposição genética, infecção grave ou transtorno de estresse pós-traumático, conforme apontam estudos. A fibromialgia está incluída na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID – 10, sob o código M 79.7.

Na justificativa, elas ainda informam que há legislação infraconstitucional, a qual permite à Administração Pública a empregar todos os esforços necessários para viabilizar o tratamento multidisciplinar da fibromialgia. Elas citam na proposição os artigos 6º, I, "d", da Lei nº 8.080/1990; Portarias nos 1083/2012 e 849/2017 do Ministério da Saúde do Governo Federal.

Texto: Assessoria vereadora Maria Leticia Fagundes

Foto: Chico Camargo CMC

  1. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

  5. Clique para imprimir(abre em nova janela)