Projeto Cinemateca Inclusiva é uma parceria entre a vereadora Maria Leticia e a Fundação Cultural de Curitiba
A Cinemateca recebe, no próximo domingo (12), às 16h, uma sessão adaptada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A exibição faz parte do Programa Cinemateca Inclusiva, criado a partir de uma parceria entre a vereadora Maria Leticia (PV) e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
O filme escolhido para a sessão é “Piratas do Caribe - O Baú da Morte” (2006), do diretor Gore Verbinski, indicado para maiores de 12 anos. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis para aquisição por meio deste link.
De acordo com a FCC, a sala será ajustada com o volume do som e a iluminação mais baixos, e área para livre circulação das crianças durante a sessão.
Esta será a penúltima sessão da Cinemateca destinada às pessoas com TEA em 2023. O local fará uma exibição final no dia 10 de dezembro, às 16h.
Cinemateca Inclusiva
O Programa Cinemateca Inclusiva foi criado em parceria entre a vereadora Maria Leticia e a FCC, com apoio dos institutos Lagarto Vira Pupa, Vivendo a Inclusão e a União de Pais pelo Autismo (UPPA).
As sessões adaptadas para pessoas com TEA foram inauguradas em abril de 2023. Antes disso, o espaço atendia o público com deficiência visual, promovendo exibições de filmes com áudio descrição.
Serviço
Filme: Piratas do Caribe - O Baú da Morte (indicação: 12 anos)
Data: Domingo, 12 de novembro
Horário: 16h
Local: Cinemateca - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco, Curitiba
Ingressos: Gratuitos com reserva antecipada aqui
*Segundo a Fundação Cultural, crianças com menos de 12 anos podem comparecer se acompanhadas dos pais ou responsáveis.