Representantes da entidade ocuparam a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba
A convite da vereadora Maria Leticia, o Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8) esteve presente na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba neste 31 de Março, Dia Nacional da Nutrição. A Tribuna Livre é um espaço de fala durante a sessão ordinária, às quartas-feiras, aberto a representantes de organizações e da sociedade civil, convidados pelos parlamentares.
O tema discutido foi a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que trata da garantia ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade para todos. Na Tribuna, foram tratados os impactos que a pandemia da COVID-19 tem causado na população em situação de vulnerabilidade social, com o Brasil tendo voltado ao mapa da fome.
Cilene da Silva Gomes Ribeiro, representante do Conselho Regional de Nutrição da 8ª Região, destacou a importância do Dia Mundial da Nutrição. “O alimento acaba ficando em uma situação de desvalorização e só em momentos que temos situação de insegurança é que lembramos dele. Quando temos fome lembramos da alimentação. Mas quem tem fome todos os dias, tem pressa em resolver essa situação. Lembramos que não há homem sem alimento e o Dia Mundial da Nutrição dá visibilidade a essa situação da insegurança alimentar.”, disse. Ela comentou que é preciso pensar que é direito de todos ter acesso a alimento de qualidade e em quantidade suficiente, além de acesso a outros direitos essenciais.
Já o diretor licenciado do CRN-8 Alexsandro Wosniaki disse que é preciso enaltecer todos os profissionais que trabalham para trazer segurança alimentar, principalmente neste momento de pandemia, como os nutricionistas de hospitais e restaurantes populares. “Temos impacto não somente no atendimento do paciente que está no hospital com Covid, como aquele que se recupera de sequelas. Chega a perder 40% do peso corporal e precisa recuperar sua saúde com ajuda da Nutrição.”, comentou durante a Tribuna Livre. Ele cobrouda Prefeitura de Curitiba, durante sua fala, a vacinação de nutricionistas contra Covid, pois ainda não houve a inclusão desses profissionais na lista de prioridade para vacinação. “Precisamos garantir, como profissionais da saúde, que os nutricionistas sejam imunizados para atender os pacientes com segurança”, disse.
O CRN-8 tem como missão defender o Direito Humano à Alimentação Saudável, contribuindo para a promoção da saúde da população, mediante a garantia do exercício profissional competente, crítico e ético.
Diretor licenciado do CRN-8 Alexsandro Wosniaki também falou sobre Segurança Alimentar.
Conheça os representantes que falaram na Tribuna Livre:
Cilene da Silva Gomes Ribeiro, doutora em História pela UFPR, Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC e docente no Curso de Nutrição e Coordenadora na Pós-Graduação de Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade Aplicado na Produção de Alimentos da PUC/PR. Cilene também é coordenadora-adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e integra o Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba.
Alexsandro Wosniaki é mestre em Alimentação e Nutrição pela UFPR e atua como Nutricionista na Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Araucária/PR e foi Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Araucária (COMSEA – Araucária – de set. 2016 a jul. 2019).