Homenagem será entregue em Sessão Solene na Câmara Municipal de Curitiba, por iniciativa da vereadora Maria Leticia (PV)
A ex-ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Dias de Valois Santos, receberá o título de Cidadã Honorária de Curitiba na próxima quinta-feira (14), em Sessão Solene às 19h na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Esta é a maior homenagem que Curitiba concede a uma pessoa natural de outras cidades.
Proposta pela vereadora Maria Leticia (PV), a homenagem enaltece uma das primeiras juízas negras do Brasil e defensora das cotas raciais no serviço público.
“A cidade reconhece a representação da luta de uma mulher que sofreu as mais diversas adversidades e sempre se colocou em defesa daqueles que mais precisam”, afirmou Maria Leticia, em sessão plenária que aprovou a honraria.
Luislinda Dias de Valois Santos
Luislinda Valois foi aprovada em concurso público para a magistratura no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e tornou-se uma das primeiras juízas negras do Brasil. Em 1993, foi a primeira a condenar uma pessoa por racismo, fazendo justiça à empregada doméstica Aila Maria de Jesus, que foi acusada de furto em um supermercado de Salvador. Foi ainda ministra dos Direitos Humanos durante o governo Michel Temer, em 2017, e é ativista das cotas raciais no serviço público.
Convidada para representar o Brasil em eventos internacionais, inclusive discursando na Organização das Nações Unidas (ONU), Luislinda é autora de dois livros. Em 2009, publicou “O negro no século XXI” e, em 2015, a obra “Negros Pensadores do Brasil”, ambos lançados pela Editora Juruá, que é sediada em Curitiba.
Na capital paranaense, ela foi professora no Colégio Militar de Curitiba, empresária e servidora do então Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER, atual DNIT).
Serviço
Entrega do Título de Cidadã Honorária de Curitiba a Luislinda Valois
Data: 14 de novembro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Palácio Rio Branco - Plenário da Câmara Municipal de Curitiba (Rua Barão do Rio Branco, 720 – Centro)