top of page

Ex-ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois recebe Cidadania Honorária de Curitiba na próxima quinta

Homenagem será entregue em Sessão Solene na Câmara Municipal de Curitiba, por iniciativa da vereadora Maria Leticia (PV)


A ex-ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Dias de Valois Santos, receberá o título de Cidadã Honorária de Curitiba na próxima quinta-feira (14), em Sessão Solene às 19h na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Esta é a maior homenagem que Curitiba concede a uma pessoa natural de outras cidades.

 

Proposta pela vereadora Maria Leticia (PV), a homenagem enaltece uma das primeiras juízas negras do Brasil e defensora das cotas raciais no serviço público.

 

“A cidade reconhece a representação da luta de uma mulher que sofreu as mais diversas adversidades e sempre se colocou em defesa daqueles que mais precisam”, afirmou Maria Leticia, em sessão plenária que aprovou a honraria.

 

Luislinda Dias de Valois Santos

 

Luislinda Valois foi aprovada em concurso público para a magistratura no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e tornou-se uma das primeiras juízas negras do Brasil. Em 1993, foi a primeira a condenar uma pessoa por racismo, fazendo justiça à empregada doméstica Aila Maria de Jesus, que foi acusada de furto em um supermercado de Salvador. Foi ainda ministra dos Direitos Humanos durante o governo Michel Temer, em 2017, e é ativista das cotas raciais no serviço público.


Convidada para representar o Brasil em eventos internacionais, inclusive discursando na Organização das Nações Unidas (ONU), Luislinda é autora de dois livros. Em 2009, publicou “O negro no século XXI” e, em 2015, a obra “Negros Pensadores do Brasil”, ambos lançados pela Editora Juruá, que é sediada em Curitiba.

 

Na capital paranaense, ela foi professora no Colégio Militar de Curitiba, empresária e servidora do então Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER, atual DNIT).


Serviço

 

Entrega do Título de Cidadã Honorária de Curitiba a Luislinda Valois

 

Data: 14 de novembro (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Palácio Rio Branco - Plenário da Câmara Municipal de Curitiba (Rua Barão do Rio Branco, 720 – Centro)

bottom of page