Uma das ferramentas que meu mandato tem usado na elaboração de projetos de lei, é o Design Thinking. O processo de design pode ser uma forma organizada, criativa, construtiva de participação democrática, seja na política do dia-a-dia, seja na política oficial, como a que fazemos aqui, no legislativo.
Ontem (25), no Escritório Verde da UTFPR, realizamos uma construção colaborativa de projeto de lei para hortas e composteiras nas escolas de Curitiba, que chamamos de Colab.
Cerca de 40 participantes, previamente inscritos, passaram por palestras de especialistas e depois se dividiram em cinco grupos. Destes grupos, em algumas etapas – justificativa, ação pedagógica, atores, fases de implementação e cronograma de implementação – ideias e projetos foram criados em cerca de duas horas.
Isso me convence que: ouvir a população e as universidades para a construção de ações políticas, deveria ser obrigatório. Tem sido bonito ver as pessoas pensando de maneira coletiva, o que querem para o futuro e desenvolvimento da cidade onde vivem, com espírito de transparência e colaboração que guiou esta ação.
Agora, com estas ideias compartilhadas e aprimoradas, elaboraremos com ajuda de advogados, um projeto de lei que carregará o nome de todos os que tiveram presentes.
COLAB | Composteiras e Hortas Pedagógicas