top of page

Maria Letícia presidirá Audiência Pública sobre “LGBTfobia”

A Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, nesta terça-feira (21), audiência pública alusiva ao Mês da Diversidade da capital, que vai de 17 de maio a 28 de junho. Com início às 14 horas, o evento pretende discutir as iniciativas de combate à LGBTfobia. A atividade é aberta à população e será realizada no auditório do Anexo II do Legislativo (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).

A realização da audiência pública foi solicitada ao colegiado por dirigentes do Grupo Dignidade e pelo coordenador das Políticas da Diversidade Sexual da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Allan Johan, no dia 30 de abril. Para a presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), o enfrentamento da violência à população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) é uma causa “autêntica, importante e que necessita de visibilidade e apoio da sociedade”.

Além de Johan, foram convidados para o debate: a coordenadora do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Paraná, Cinthia Azevedo Santos; a presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), Ananda Hadah Rodrigues Puchta; o promotor Rafael Osvaldo Machado Moura, do Núcleo de Proteção aos Direitos da População LGBT; e a diretora do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Regina Bergamaschi Bley. O Grupo Dignidade será representado por seu diretor-executivo, Toni Reis.

Mês da Diversidade O início do Mês da Diversidade, em 17 de maio, remete ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, instituído em 1990. Foi nessa data que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade como uma doença. Organizada pela Assessoria de Políticas da Diversidade Sexual da Prefeitura de Curitiba, a programação inclui atividades esportivas, culturais, artísticas e informativas.

Nos dias 25 e 26 de maio, por exemplo, será realizada a 1ª edição dos Jogos da Diversidade de Curitiba – a partir das 9 horas, no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, localizado na praça Oswaldo Cruz (saiba mais). Em junho, de acordo com Johan, a Assessoria de Políticas da Diversidade Sexual apresentará o segundo relatório sobre a LGBTfobia, com dados sobre a violência de gênero na capital e serviços ofertados pelo Município.

Texto:Fernanda Foggiato

Revisão:Claudia Krüger

Colaboração: CMC Foto: CMC

  1. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

  5. Clique para imprimir(abre em nova janela)

bottom of page