top of page

Maria Leticia participa de roda de conversa sobre violência obstétrica

A 2ª Edição da Roda de Conversa sobre violência obstétrica de Curitiba, promovida pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras (ABENFO), regional Paraná, aconteceu na noite desta terça-feira (14).

A vereadora Maria Leticia Fagundes, que é médica ginecologista e exerceu a obstetrícia por muitos anos, destacou que a atribuição da enfermeira obstétrica, a qual precisa de reconhecimento. Ela destacou ainda que a sensibilidade ao tema precisa ser despertada dentro dos hospitais e sugeriu “aproximação dos estudantes e residentes da especialidade, levando a roda de conversa para os hospitais”.

Ela ainda salientou a necessidade da implantação de critérios de boas práticas nos hospitais para evitar a violência obstétrica, assegurando os direitos das gestantes.

Representantes do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero do Ministério Público do Paraná (NUPIGE), Ana Carolina Pinto Franceschi Cláudia e Cristina Hoffmann apresentaram algumas situações que chegam ao MP , assim como procedimentos e o contexto atual.

Na ocasião também foi apresentada legislação estadual referente ao tema, (PL 160/2018 – aguarda sanção), além de relatos de violência obstétrica e esclarecimento de dúvidas.

  1. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

  5. Clique para imprimir(abre em nova janela)

bottom of page