top of page

Maria Leticia recebe livro que conta história de Ada Lovelace


A Vereadora Maria Leticia recebeu na tarde desta quinta-feira, 31, em seu gabinete, a professora do Departamento Acadêmico de Informática da UTFPR Silvia Amélia Bim e a designer e ilustradora Kiara Cabral. Elas apresentaram e presentearam a vereadora com um exemplar do seu livro “A vida de Ada Lovelace”, um projeto que busca contar brevemente a história de Augusta Ada Gordon.



Ada, como é conhecida, foi a primeira pessoa a escrever um algoritmo, em meados de 1843, aproximadamente 100 anos antes do surgimento do primeiro computador. O feito é pouco conhecido e divulgado no mundo da computação, predominantemente dominado pelos homens, o que motivou as autoras a traduzir a história em um livro infantil.



“A ideia de trazer esta história no formato de um livro infantil é importantíssima para que meninas conheçam mulheres que fizeram a diferença e se sintam inspiradas e motivadas por estas histórias”, destacou Maria Leticia.



O projeto é uma ramificação do Programa Meninas Digitais, criado em 2011 sob a coordenação da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e que tem como objetivo despertar o interesse de meninas estudantes, para que sintam-se motivadas em seguir uma carreira em Computação.



Segundo Silvia, o livro aborda também outras temáticas como a educação dos pais, a infância solitária, a ausência do Pai, a maternidade, entre outros, o que torna a história envolvente seja qual for a idade de quem está lendo. “Não é raro crianças, adultos e idosos nos procurarem ao se identificarem com diversos fatos narrados”.



Kiara Cabral



Graduada em design gráfico pela PUCPR (2014) e pós-graduada em Narrativas Visuais pela UTFPR (2018). Desde cedo aprendeu sobre as mulheres destemidas e amorosas, decidiu contar, por meio de ilustrações, histórias dessas relações de conexão. Está disposta a chegar perto do que é intimo a cada ser humano sendo facilitadora para que cada um consiga descobrir e aflorar sua própria força assim como Ada.



Silvia Amélia Bim



Ganhou o seu primeiro computador em 1995 quando iniciou a graduação em Ciência da Computação (UEM). Mestre em Ciência da Computação (UNICAMP/2001) e doutora (PUC-Rio/2009) em Ciências – Informática só conheceu a história de Ana Lovelace a partir do envolvimento com o programa Meninas Digitais e do Projeto Emili@s – Armação em Bits (2013) da UTFPR. Ela gosta tanto da história de vida de Ada Lovelace que acredita que é necessário divulgá-la para todo o mundo. Este é o seu primeiro livro infantil.

Texto: Gabriel Hubner

  1. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

  5. Clique para imprimir(abre em nova janela)

bottom of page