O projeto de lei da vereadora Maria Leticia Fagundes que institui a “Semana de Conscientização do Planejamento Familiar" (005.00075.2018) foi discutido nesta sexta-feira (15) por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde no gabinete da parlamentar.
A proposição recebeu adequações no texto. Participaram do encontro: Angela Leite (Departamento de Atenção Primaria em Saúde), Dra Andrea Moreira (Distrito Bairro Novo), Edvin Javier Boza Jimenez ( Coordenador do Programa Mãe Curitibana), Tereza Kindra (Chefe Distrito Sanitário Matriz), Karin M. Godarth (Apoio Mãe Curitibana), Rosane Kmecick (Distrito Matriz), Luiza Regina Antonio Zaponi ( Chefia médica da Maternidade Bairro Novo), Dr Braulio Augusto Correa de Melo (Chefe do NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família).
A necessidade do projeto surgiu, segundo a vereadora, durante as visitas aos equipamentos de saúde. “Reforçar o Planejamento Familiar no sentido de programar a vinda dos filhos, abordando temas como sexo e sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis. O foco é especialmente nos métodos contraceptivos como o preservativo feminino, por exemplo, que confere mais independência às mulheres”, destacou a vereadora.
O objetivo é informar e conscientizar a população acerca da regulação de natalidade e a disponibilidade dos métodos contraceptivos cientificamente aceitos e disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde municipal.
Na Semana de Conscientização serão realizadas palestras e debates em locais estratégicos e de fácil acesso da comunidade, tais como rede de saúde e rede de ensino escolar municipal, especialmente nos programas de educação de jovens e adultos, conforme indica o projeto.