Na tarde desta quarta-feira (25), a vereadora Maria Leticia Fagundes encerrou as visitas às Unidades de Saúde do Distrito Sanitário Tatuquara. Ela segue determinada a finalizar as visitas à 100% das estruturas de saúde de Curitiba.
Maria Leticia iniciou a visita na Unidade de Saúde Monteiro Lobato, a qual é dirigida pela autoridade sanitária Melissa de Fátima Pereira. A US funciona em uma estrutura grande – Estratégia Saúde da Família e carece de móveis novos, de acordo com Melissa. A parlamentar visitou a Unidade e conheceu o espaço de amamentação, preparado especialmente para as usuárias da US. A autoridade sanitária destacou ainda que a equipe é muito colaborativa e “realmente veste a camisa da Unidade Monteiro Lobato”.
Em seguida, Maria Leticia foi à Unidade de Saúde Rio Bonito, no bairro Campo do Santana e conversou com autoridade sanitária Laura Cristina Neizer, que está à frente da US há um mês somente. Logo na chegada ela disse para vereadora que o movimento é intenso e frequente e a Unidade é conhecida como UPA, pela característica dos casos que chegam para atendimento.
Ela destacou os 22 mil cadastros definitivos e a necessidade de reforço no quadro funcional, que atua com enfermeiras e médicos insuficientes, a exemplo de ginecologista. Durante a visita Maria Leticia observou a necessidade de melhorias como pintura, lâmpadas danificadas, piso da entrada que está danificado. A integrante do Distrito Sanitário, Katiuscia Webber, acompanhou a visita da vereadora Maria Leticia.
A Unidade Moradias Santa Rita, chefiada pela autoridade sanitária Evelise Mayer, também foi apresentada à vereadora Maria Leticia nesta tarde. Ela conheceu a estrutura, que é bem antiga e atende no formato Estratégia Saúde da Família. Foi relatado à vereadora os frequentes casos de violência contra a mulheres na região, motivo pelo qual a equipe faz um trabalho com informações sobre o problema e até mesmo um painel logo na entrada da Unidade de Saúde.
Para finalizar a agenda, a vereadora foi até a Unidade de Saúde Maria Angélica, no Pinheirinho, oportunidade em que foi recepcionada pela chefe do Distrito Sanitário Pinheirinho e pela autoridade sanitária Kathia Leticia Fiorin. Elas caminharam pela US, mostraram todo espaço para Maria Leticia e relataram um pouco do dia a dia do local.
Logo na entrada da US, que funciona no formato Estratégia Saúde da Família em uma planta bem antiga, há uma faixa dos servidores que protestam contra o remanejamento das equipes nas Unidades de Saúde, especialmente na que atuam.