Hoje o Papo Aberto vai falar de um tema importante para saúde das mulheres: o exame preventivo Papanicolau, também conhecido como citopatológico.
Com o exame, é possível identificar antecipadamente lesões de câncer de colo de útero, que, quando descobertas nesta fase, tem 100% de chances de cura.
Meu alerta é para que as mulheres procurem a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências para que seja colhido o exame de Papanicolau. Assim, mortes em decorrência de uma doença que pode ser curada serão evitadas.
O exame deve ser feito periodicamente, especialmente as mulheres entre 25 e 64 anos. O exame é feito em cinco minutos em qualquer unidade de saúde do Paraná.
Se for feito duas vezes consecutivas com o intervalo de um ano e não forem identificadas alterações, a mulher sem comportamento sexual de risco pode dar intervalos de três anos para repetir o Papanicolau.
O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente do Papilomavírus Humano (HPV) do tipo oncogênico. A transmissão do vírus predominantemente ocorre por relações sexuais, multiplicidade de parceiros e o não uso de preservativos.
O câncer do colo do útero geralmente não apresenta sintomas no início. É o terceiro mais frequente na população feminina do Brasil, conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Se tiver dúvidas mande um email: marialeticiafagundes@cmc.pr.gov.br