top of page

Podcast “Maria, vem com as outras” estreia falando sobre saúde mental


Mayara, Maria Leticia e Aline conversando em uma mesa do restaurante
Mayara, Maria Leticia e Aline estão no episódio de estréia, que foi gravado no restaurante Na Casa Delas. Foto: Mandato Maria Leticia


Episódios serão lançados a cada 15 dias e ficarão disponíveis nas plataformas Spotify, Deezer e Apple Music


Discutir de maneira informal e informativa temas fundamentais para a vida das mulheres. Esse é o objetivo do podcast “Maria, vem com as outras”, produzido com a participação da médica-legista, ginecologista e vereadora de Curitiba, Maria Leticia (PV).


A ideia da produção, que terá episódios lançados quinzenalmente, às quartas-feiras, é trazer mulheres para conversar e compartilhar experiências a fim de desmistificar assuntos considerados tabus como a sexualidade, a menopausa, o etarismo, a saúde reprodutiva, a maternidade e a violência de gênero. 


O primeiro episódio, intitulado “O que te faz enlouquecer?”, aborda a sobrecarga de trabalho das mulheres que cuidam da casa, dos filhos e do trabalho nas falas da vereadora Maria Leticia e da médica com experiência em atendimento psicossocial, Mayara Santarem. A mediação foi de Aline Castro.


As profissionais falaram sobre a responsabilidade das mulheres com o cuidado, como isso pode desencadear sofrimentos físicos e psicológicos e como buscar ajuda. Conforme dados do relatório “Esgotadas”, da ONG Think Olga, por exemplo, 1 em cada 4 mulheres que cuidam de alguém está insatisfeita ou extremamente insatisfeita com sua saúde emocional.


“A mulher é a espinha dorsal de toda a sociedade, ela que sustenta. Independente em que nicho as mulheres estejam inseridas, sempre pensando em um recorte social e racial, todas se sentem atingidas por esse ideal de ‘vou dar conta de tudo’, ‘eu tenho que dar conta de tudo’”, afirma Mayara Santarem. 


Para a vereadora Maria Leticia, é importante desnaturalizar a concepção e a cobrança colocada sob a mulher de ser uma figura sempre forte, que nunca comete erros e não desiste - mesmo que por vezes isso custe sua saúde. “A gente tem que se permitir não dar conta das coisas também, é muito mais honesto. Dizer que a gente não é capaz faz parte da coragem que temos.”


Onde escutar "Maria, vem com as outras"


Todos os episódios do podcast “Maria, vem com as outras” ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer e Apple Music, e no site da vereadora Maria Leticia.  


Quem quiser participar da produção com perguntas ou sugestões de temas para serem aprofundados basta entrar em contato pelo número de WhatsApp (41) 98834-5306.

bottom of page