Cartilha traz orientações a vítimas de violência sexual para acessar serviços jurídicos, psicossociais e de saúde; lançamento ocorre na quarta-feira (13), na Câmara de Vereadores
A Procuradoria da Mulher (ProMulher) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) lança, na próxima quarta-feira (13), o "Guia de Orientação para Vítimas de Violência Sexual". Gratuito e aberto ao público, o evento de lançamento ocorre às 19h, no auditório do Anexo 2 do Legislativo.
O material reúne instruções detalhadas sobre como a vítima pode receber os cuidados necessários à garantia de sua saúde, mas também sobre como dar o encaminhamento de providências legais em relação ao autor do crime, caso a vítima deseje realizar a denúncia.
Na cartilha, é possível acessar informações sobre a rede de atendimento e proteção de Curitiba, além de dados sobre o crime de violência sexual, que vitimou quase 12 mil mulheres no Paraná só em 2023, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado.
A ideia de desenvolver o material surgiu quando a Procuradoria atendeu uma mulher vítima de abuso sexual que relatou sobre as dificuldades encontradas por ela para acessar os serviços jurídicos, psicossociais e de saúde.
Por isso, junto de representantes da Polícia Científica do Paraná, do Instituto Alice Quintilhano, do Hospital Pequeno Príncipe, do Tribunal de Justiça do Paraná e outras instituições, a ProMulher editou um guia para que todas as mulheres possam saber exatamente o que fazer nas horas seguintes a um episódio de violência.
“Foram dois anos de muito trabalho, muitas reuniões e debates em conjunto com diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil para construir coletivamente essa cartilha que é fundamental para todas as mulheres. Com esse material, a gente quis reunir informações qualificadas e detalhadas em um só lugar para auxiliar mulheres em um momento em que o cuidado, a escuta e o acolhimento são tão necessários”, afirma a vereadora e procuradora da Mulher, Maria Leticia (PV).
No lançamento do guia são esperadas as presenças de diversas autoridades ligadas à defesa das mulheres, como a perita criminal da Polícia Científica do Paraná, Denise de Oliveira Carneiro Berejuk; a coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), Mariana Martins Nunes, a presidente da OAB-PR, Marilena Indira Winter; a assessora de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura de Curitiba, Elenice Malzoni; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Curitiba, Renata Cristina Carneiro.
Procuradoria da Mulher
A ProMulher recebe, acolhe e realiza atendimento sigiloso às mulheres, além de encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação de gênero.
Criada em 2019 a partir de um projeto de lei de autoria da vereadora Maria Leticia, que há dois anos atua como procuradora da Mulher, a ProMulher já atendeu mais de 2.500 pessoas.
Desde março do ano passado, a Procuradoria tem uma sala na CMC, onde as mulheres podem realizar denúncias e receber atendimento presencialmente. A sala fica na entrada do Anexo 1 (em frente à Praça Eufrásio Correia). Também é possível entrar em contato com a ProMulher pelos números (41) 3350-5817 e (41) 99922-8881, ou pelo e-mail procuradoriadamulher@cmc.pr.gov.br.
Serviço
Lançamento Guia de Orientação para Vítimas de Violência Sexual
Data: 13 de março
Horário: 19h
Local: Auditório da Câmara Municipal de Curitiba, anexo 2, 4º andar
Inscrição: Gratuita pelo link: https://t.co/wcC6rfP96S
O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais e YouTube da Câmara.