A vereadora Maria Letícia Fagundes (PV) defende na Câmara um projeto de lei para a criação de espaços preferenciais para as mulheres dentro dos ônibus biarticulados do transporte público. Ela protocolou a proposta na Câmara Municipal nesta semana. Segundo a vereadora, o objetivo da medida é proteger as passageiras de casos de assédio.
A vereadora explica que a sinalização de áreas preferenciais não resultaria em grandes custos e, por isto, ela acredita que o projeto seja viável.
Maria Letícia Fagundes salienta que a proposta não é proibir a circulação de homens nas áreas preferenciais para as usuárias.
No início deste ano, a vereadora propôs a criação de uma multa para quem assediasse ou hostilizasse mulheres e homens em Curitiba. No entanto, a proposta não foi levada adiante.
Em 2014, o vereador Rogério Campos (PSC) apresentou um projeto de lei que previa a destinação de 20% da frota de ônibus para uso exclusivo das passageiras. Os veículos seriam sinalizados com a cor rosa, o que rendeu o apelido de “Panterão”, em alusão ao desenho da Pantera Cor de Rosa. Entretanto, o projeto não teve aprovação dos demais vereadores na época.