De 23 a 26 de outubro, a Câmara Municipal de Curitiba terá oficinas de compostagem e palestras abertas à população.
Oficinas de compostagem, palestra sobre consumo consciente, visita guiada à Fazenda Urbana Cajuru e distribuição de biofertilizantes à população. Com essas ações, de 23 a 26 de outubro, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se integra à agenda ambientalista do Instituto Lixo Zero, que, nesses dias, em todo o país, promove a Semana Lixo Zero. Na CMC, as atividades são coordenadas pela Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos, que é presidida pela vereadora Maria Leticia (PV), com o apoio da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel.
“A Comissão do Meio Ambiente fez uma parceria com a organização Educação Ambiental Amigos de Gaia e com o Paraná Lixo Zero para promover ações que promovem a compostagem. Serão três dias dedicados ao ensino da prática às comunidades interna e externa da Câmara, promovendo a educação ambiental”, adianta Maria Leticia.
Além de um pronunciamento da CMC em apoio à campanha Semana Lixo Zero, haverá a realização de oficinas de compostagem, na segunda (23) e na terça-feira (24), com a organização Amigos de Gaia, para estudantes. As oficinas de compostagem do Instituto de Educação Ambiental Amigos de Gaia serão realizadas pela bióloga Morgana Souza, que tem se notabilizado pela linguagem acessível com que leva a importância da compostagem para adultos e jovens. Na aula, os alunos conhecerão mini composteiras, vaso compostor, minhoqueiras e biofertilizantes. Eles receberão cartilhas e poderão começar suas próprias iniciativas, com minhocas californianas. A atividade será realizada no auditório da CMC, para 40 estudantes em cada tarde.
Na quarta, Câmara terá palestra com Flávia Sotto Maior, do Paraná Lixo Zero
A importância do consumo consciente e da responsabilidade com os resíduos que nós geramos será o tema da palestra da advogada Flávia Sotto Maior, que é a embaixadora da campanha Lixo Zero no Paraná. A atividade acontecerá no auditório da Câmara de Curitiba, das 15h30 às 17h, e é aberta à população. Co-fundadora da Rede Sustenta Paraná, Flávia Sotto Maior participa das atividades em prol da aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no estado e tem vindo à CMC todos os anos, cobrar o apoio dos vereadores às causas ambientais e à destinação correta dos resíduos. As atividades da Semana Lixo Zero terminarão na quinta-feira (26), com a distribuição de biofertilizantes à população. Produtos da compostagem, esses insumos são fertilizantes ambientalmente corretos para serem utilizados nas plantas domésticas e agricultura. Como ato simbólico, haverá uma visita dos vereadores de Curitiba à Fazenda Urbana do Cajuru, para os parlamentares conhecerem a iniciativa, que possui estufas, canteiros ao ar livre, compostagem, cozinha-escola e jardins de mel.
Texto: Reprodução Câmara Municipal de Curitiba