Na manhã do dia (15), o evento tribuna livre da Câmara Municipal de Curitiba, recebeu representantes do Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente dos Amigos do Hospital de Clínicas, que presta assistência interdisciplinar para crianças e adolescentes vítimas de violência. O convite de participação do DEDICA à tribuna foi de iniciativa da vereadora Maria Letícia Fagundes, que preside a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, defendendo o enfrentamento a violência em todas as esferas.
Durante breve apresentação no plenário, Maria Letícia contou sobre o funcionamento do programa, relatando que “o Dedica presta assistência interdisciplinar gratuita, médica, psicológica, psicanalítica e social”, falou a vereadora.
Após o primeiro atendimento o programa Dedica encaminha às vítimas a medidas de proteção legal, devolvendo o direito a infância, visando a responsabilização dos agressores. A coordenação do programa Dedica está sob os cuidados da Drª Luci Pfeiffer, Médica Pediatra, Psicanalista e Doutora em Saúde da Criança pela Universidade Federal do Paraná. Segundo a Drª Luci Pfeiffer “o Dedica atende crianças e adolescentes vítimas de violência encaminhados do Hospital de Clínicas, Ministério Público, Vara da Infância, Conselhos Tutelares e Delegacias”, relatou a médica.
De acordo com a coordenadora do programa, o intuito da apresentação das ações do Dedica na Câmara Municipal é trazer conhecimento a todos sobre essa causa, bem como unir forças com apoio de políticas públicas e emendas destinadas ao funcionamento do Dedica.
A vereadora Maria Letícia Fagundes finalizou o pronunciamento da tribuna livre “o enfrentamento a violência é uma das minhas bandeiras, trazer o Dedica a Câmara, fortalece o meu compromisso em intensificar e dar apoio a essa causa”, disse a legisladora.