No próximo ano Curitiba terá oito mulheres ocupando cadeiras no plenário da Câmara Municipal. É o maior número de vereadoras eleitas no mesmo pleito da história da cidade. A última legislatura recorde foi a de 2009/2012, com seis parlamentares e atualmente são cinco. A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) é uma das estreantes na Casa, assim como Fabiane Rosa (PSDC), Maria Manfron, (PP) e Katia dos Animais de Rua (SD).
Médica legista, Dra. Maria Letícia é fundadora da MaisMarias, organização que promove o enfrentamento da violência contra mulheres e crianças. “Fiz campanha com meus amigos, pacientes, colegas de trabalho, pessoas que conhecem a MaisMarias, fundada em 2012. Quero ser uma voz entre o terceiro setor – que é muito esquecido pelo sistema público – com o município. Minha bandeira principal é combater a violência contra crianças e mulheres e, por ser médica, melhorar as condições de trabalho dos médicos.”
Permanecem na Casa as veteranas Dona Lourdes, (PSB), Professora Josete (PT), Julieta Reis (DEM) e Noemia Rocha (PMDB). “É um passo importante [ter um número maior de representantes femininas na Câmara]. Vamos tentar articular uma bancada ativa no debate das questões relacionadas às mulheres. Para mim, há ainda o debate das políticas públicas, a questão fundamental que é a fiscalização do Executivo, para cumprirmos o nosso papel como vereadores. Este é um grande desafio”, comentou Josete. Texto: Câmara Municipal de Curitiba Edição: Assessoria vereadora Maria Leticia Fagundes Foto: Andressa Katriny CMC