top of page

Vereadora Maria Leticia promove Seminário para Mulheres sobre Gênero, Violência, Acesso aos Serviços

Mulheres, vamos ocupar este espaço de poder! É a chamada para o Seminário de Políticas Públicas para Mulheres, que acontece na próxima terça-feira (21), na Câmara Municipal de Curitiba, com a presença de representantes de diversos segmentos para o debate sobre Gênero, Violência, Acesso aos Serviços e Vulnerabilidade. A proposta é da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), que entende a necessidade de abrir espaço para discussões pertinentes às mulheres, com participação de lideranças dos movimentos sociais.

“Temos 38 vereadores na Câmara Municipal de Curitiba e somente 8 deste total são mulheres, isso mostra a desigualdade no legislativo. Entendo que é preciso o envolvimento das mulheres nas discussões para mudar esse quadro”, destacou Maria Leticia,que organizou o evento após a recente realização de Reunião Pública para discussão de projetos de lei de sua autoria.

A Discriminação de Gênero em Espaço de Poder é o primeiro assunto a ser abordado pela convidada Helena de Souza Rocha, consultora jurídica do Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL) e vice-presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB-PR. Em seguida, a Violência no Campo Médico será apresentada por Liane Slobodian Motta Vieira, advogada e Presidente da Comissão de Apoio ás Vítimas de Crimes da OAB-PR.

Acesso aos Serviços também está na programação e será tratado por Sandra Lia Bazzo Barwinski, presidente da Comissão de Estudos Sobre Violência de Gênero da CEVIGE-OAB/PR. Antes de abrir espaço para discussão, o tema Vulnerabilidade será apresentado por Heliana Hemétério dos Santos, filiada da Rede de Mulheres Negras e conselheira do Conselho Nacional de Saúde e coordenadora da Comissão de Políticas de Equidade – CNS, Secretária de Direitos Humanos da ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Trans.

A vereadora ainda se preocupou em convidar formalmente representantes de todos os movimentos sociais de mulheres e autoridades do Estado e Município, como a primeira-dama, Fernanda Richa; a Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPR (CEVID), desembargadora Lenice Bodstein; a coordenadora da geral da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Prado; a coordenadora do departamento de Política para Mulheres do município de Curitiba, Terezinha Beraldo Pereira Ramos; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Larissa Tissot; a presidente do Conselho Estadual dos Diretos da Mulher, Doris Margareth de Jesus; a delegada Núcleo de Proteção á Criança e ao Adolescente Vítima de Crime (Nucria), Patricia Conceição Nobre Paz; e delegadas da Delegacia da Mulher de Curitiba.

  1. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

  5. Clique para imprimir(abre em nova janela)

bottom of page