A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), única médica nas cadeiras do legislativo curitibano, realiza uma série de visitas em todas as associações e sociedades da categoria médica para absorver a demanda e encaminhar propostas resolutivas para as dificuldades enfrentadas atualmente. "Como já falei, quero ser a voz dos médicos na Câmara Municipal de Curitiba e preciso ouvir o que eles precisam", declarou Maria Leticia, na sexta-feira (25), durante visita à Associação Médica Homeopática do Paraná, presidida pelo dr Jorge Ricardo dos Santos. Na oportunidade, eles conversaram sobre diversos aspectos da especialidade, como a abertura de espaço no serviço público para homeopatia.
De acordo com o presidente, a homeopatia atua em situações, as quais já esgotaram outros métodos. Ele explicou ainda que o diagnóstico dos pacientes é feito cuidadosamente para indicação correta das substâncias. O médico citou ainda exemplos de casos de depressão e até câncer que tiveram resultados exitosos, e frisou que não descarta o uso de medicamentos tradicionais combinados com os homeopáticos. “A homeopatia não disputa com a alopatia, podendo se somar a ela em muitos casos”, destacou o médico.
Maria Leticia questionou a possibilidade de ampliação do tratamento no sistema público de saúde à medicina homeopática. O médico citou Brasília, que segundo ele já tem um programa sendo desenvolvido. Entusiasmada com a possível ampliação da promoção de melhores condições de tratamento de saúde para população, Maria Leticia acatou a orientação do colega médico e até pensou em propor um projeto piloto no Instituto Curitiba de Saúde. "Vamos desenvolver a ideia", disse a parlamentar.