top of page

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE IGUALDADE RACIAL EM CURITIBA

Nesta segunda-feira (12), a vereadora Maria Leticia presidiu a Audiência Pública com tema “Construção da Igualdade Racial em Curitiba”, no auditório da anexo II da Câmara Municipal de Curitiba. No evento, que contou com a presença de movimentos sociais e autoridades relacionadas às questões de raça, foram debatidas propostas e soluções contra o racismo na capital paranaense.

“Como feminista, o que tem me preocupado e sido pauta constante dentro do meu gabinete é: as mulheres negras são as mais prejudicadas na estrutura da sociedade patriarcal”, disse Maria Leticia. “Respeitar o lugar de fala destas pessoas e buscar alternativas positivas, é o dever de quem está legislando nesta casa”, completou.

Para a doutora Dora Lucia de Lima Bertulio, uma das principais questões do racismo institucional e estrutural, “é como se dá o tratamento social do indivíduo em razão de ser negro ou branco na sociedade brasileira”, disse. Já a doutora Andréia Victor, presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Paraná (OABPR), afirmou que um dos principClique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)

Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Clique para imprimir(abre em nova janela)

ais obstáculos para a igualdade, é o fato dos “negros ainda ocuparem as vagas de trabalho mais vulneráveis na sociedade”.

Uma das demandas mais debatidas foi a formação organizada do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Curitiba. Para a advogada Santa de Souza, militante da causa, o conselho é importante para organizar e votar as demandas relacionadas ao combate do racismo. “Organizar a sociedade negra e fazer com que ela vote projetos que lhe dizem respeito, seria o ideal”, disse.

O próximo passo é trazer as demandas levantadas e desenvolver projetos de leis que criem possíveis soluções para o enfrentamento para a pauta da Comissão dos Direitos Humanos.


bottom of page