Aproximações de forma inadequada, cantadas constrangedoras, convites insistentes e até mesmo tentativas de contato físico sem consentimento. Esses são alguns exemplos de situações que configuram crimes de assédio e importunação sexual e que infelizmente são comuns em espaços como bares e casas noturnas.
Como medida de proteção, a vereadora Maria Leticia aprovou a Lei Municipal nº 15.590/2020 que estabelece a obrigatoriedade de bares, restaurantes e casas noturnas a adotar protocolos de auxílio e acolhimento às mulheres em situação de risco de assédio e importunação sexual.
Em ação conjunta com a aprovação da lei e para orientar os estabelecimentos, o mandato tem levado a campanha permanente “Uma dose de respeito” com distribuição gratuita de cartazes para serem expostos nas áreas de circulação e cartilhas explicativas para funcionárias e funcionários.
“É imprescindível que os estabelecimentos estejam preparados para atuar e acolher vítimas de assédio ou importunação sexual. Uma mulher quando sabe que pode contar com o apoio do bar ou local que costuma frequentar, se sente muito mais segura em estar ali”, afirma Maria Leticia.
Os cartazes e cartilhas da campanha “Uma dose de respeito” podem ser baixados diretamente pelo site www.queremostodasvivas.com.br/porumadosederespeito solicitados diretamente pelo telefone 41 99112 0045.
Bares em Curitiba com cartazes de combate ao assédio