top of page

Campanhas contra o assédio e atendimentos a vítimas marcaram o ano da Procuradoria da Mulher

Em 2023, ProMulher realizou 229 atividades, entre reuniões, atendimentos individualizados e sigilosos a vítimas de violência doméstica, palestras e campanhas  


Ação na Boca Maldita teve como objetivo divulgar a ProMulher. Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Em 2023, a Procuradoria da Mulher (ProMulher) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou 229 atividades, entre reuniões, palestras, atendimentos e campanhas. 


Foram 51 reuniões com órgãos públicos, privados e entidades da sociedade civil, 55 atendimentos individuais a mulheres vítimas de violência, ações contra o assédio que levaram cartazes e materiais informativos a mais de 64 bares e restaurantes da cidade, e três atividades de conscientização e divulgação da Procuradoria com a equipe terceirizada da CMC.


A ProMulher também realizou 27 palestras, debates e rodas de conversa que abordaram temas como o feminicídio, o enfrentamento à violência de gênero, a saúde sexual e reprodutiva feminina, e o ciclo menstrual. As discussões alcançaram milhares de pessoas em diversas cidades do Paraná.


Mulher de lado fala em um microfone para um público sentado.
Em 2023, a ProMulher participou de 27 palestras, rodas de conversa e debates. Foto: Mandato Maria Leticia

Na Câmara, a Procuradoria foi responsável pela execução de uma Tribuna Livre com a Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, que falou sobre o Programa PsicoLABVD - Laboratório de Práticas Psicossociais em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, e de uma Audiência Pública que abordou a segurança das mulheres nos estádios de futebol de Curitiba. 


Além disso, entre os dias 6 e 10 de março, a Procuradoria realizou a “Semana Pró-Mulher: el@s no centro do debate público”, que contou com uma roda de conversa sobre o prazer feminino, uma Tribuna Livre sobre enfrentamento à violência de gênero, um treinamento gratuito contra o assédio e a importunação sexual de mulheres nos estabelecimentos comerciais de Curitiba e a oferta dos serviços da ProMulher na Boca Maldita. A programação especial dentro da CMC foi alusiva ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher.


Roda de conversa "Prazer Mulher". Foto: Carlos Costa/CMC

Na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a ProMulher participou de uma Audiência Pública sobre o papel das instituições no combate a violência de gênero e do 4° Encontro das Procuradorias Especiais da Mulher do Estado, que reuniu mais de 200 mulheres na Casa.


Foram fechados dois termos de cooperação, um com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com o objetivo de promover ações conjuntas para combater todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres, e outro com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Paraná (Sated/PR). Este segundo resultou no lançamento de uma campanha permanente contra o assédio a mulheres da cena cultural de Curitiba, ocorrido em novembro deste ano.


Ainda, a Procuradoria realizou duas ações solidárias. Em uma delas, foram arrecadadas cestas básicas e alimentos não perecíveis para famílias que atuam na coleta e na separação de recicláveis. Na outra, professores e 42 alunas do Colégio Estadual Padre Claudio Morelli, com apoio do Coletivo Igualdade Menstrual, coletaram e entregaram absorventes e itens de higiene pessoal para pessoas em situação de vulnerabilidade. 


Campanha foi voltada ao combate à pobreza menstrual. Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A ProMulher também desenvolveu e publicou uma cartilha destinada a vítimas de violência sexual. Além de orientações sobre como receber os cuidados imediatos necessários à garantia da saúde após o crime, o material traz informações sobre o encaminhamento de providências legais, caso a mulher deseje realizar denúncia. Há também explicações a respeito da rede de atendimento e proteção disponível em Curitiba, além de dados sobre o crime de estupro que já violou mais de meio milhão de pessoas no Brasil entre 2012 e 2021, conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023.


Por fim, foram 20 aparições na imprensa, um mutirão realizado em 7 de dezembro junto da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), que atendeu 185 pessoas, e uma homenagem prestada pela Procuradoria a 16 integrantes da Patrulha Maria da Penha, grupo da Guarda Municipal de Curitiba que auxilia e presta ajuda às vítimas de violência doméstica na capital.


Procuradoria da Mulher


A ProMulher recebe, acolhe, realiza atendimento sigiloso às mulheres, além de encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação de gênero.


Criada em 2019 a partir de um projeto de lei de autoria da vereadora Maria Leticia (PV), que há dois anos atua como procuradora da Mulher, a ProMulher já atendeu mais de 2.500 pessoas.


Desde março deste ano, a Procuradoria tem uma sala na CMC, onde as mulheres podem realizar denúncias e receber atendimento presencialmente. A sala fica na entrada do Anexo 1 (em frente à Praça Eufrásio Correia). Também é possível entrar em contato com a ProMulher pelos números (41) 3350-5817 e (41) 99922-8881, ou pelo e-mail procuradoriadamulher@cmc.pr.gov.br

bottom of page