top of page

Cinemateca Inclusiva recebe sessão adaptada para público TEA

Programa é uma parceria da Fundação Cultural, vereadora Maria Leticia e institutos de inclusão



A Cinemateca de Curitiba, em parceria com a Fundação Cultural, o mandato da vereadora Maria Leticia, a União de Pais Pelo Autismo e os institutos Lagarto Vira Pupa e Vivendo a Inclusão, promove uma programação inclusiva neste fim de semana.


É a sessão de filme adaptada para TEA – Transtorno do Espectro Autista – que acontece neste domingo (21/5) às 16h com a exibição do filme Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo. Os ingressos são gratuitos e já estão esgotados.

O cinema inclusivo possui adaptações que promovem mais conforto e tranquilidade ao público TEA. “São mudanças simples, mas que fazem toda a diferença para as crianças e as famílias, como sala mais iluminada e som em volume menor”, explica a vereadora Maria Leticia. “Recebemos essa demanda das famílias e propomos a ideia para a Prefeitura, que através da Fundação Cultural e da Cinemateca, abraçou a causa”, completa. 


Programa Cinemateca Inclusiva

As sessões especiais para autistas passam a integrar o programa Cinemateca Inclusiva, que promove exibições mensais para pessoas com deficiência visual e auditiva. Os filmes são exibidos com recursos como legendas e audiodescrição. “Ampliamos a iniciativa para proporcionar uma experiência acolhedora e acessível também para pessoas com espectro autista, de forma que esse público tenha acesso pleno ao cinema”, destaca Márcia Squiba, responsável pela Cinemateca Inclusiva.

Serviço

Programa Cinemateca Inclusiva – cinema adaptado para TEA e outros diagnósticos – acontece neste domingo às 16h, na Cinemateca de Curitiba. R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco.

Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo (BR, 2007, animação, 80 min) Direção de Maurício de Sousa Classificação: Livre

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
bottom of page