top of page

Como tirar uma procuradoria do papel e construir uma rede de apoio nos municípios?

Em 2019, por iniciativa do nosso mandato, foi criada na Câmara Municipal de Curitiba a Procuradoria da Mulher. O projeto surgiu da necessidade de se criar um orgão autônomo de combate à violência e à discriminação contra mulheres, seguindo uma uma tendência nacional dos Legislativos.

A condução como presidente

Em 2021, assumi a presidência da ProMulher, que ainda tinha uma atuação tímida e com pouca representatividade. À frente da procuradoria, temos conquistado grandes feitos e, com parcerias, estamos incentivando outras cidades a criarem suas procuradorias, como Lapa e Guarapuava.

ProMulher no Organograma da Câmara Municipal

Dentre todas as conquistas, destaca-se a inclusão da ProMulher no organograma da Câmara Municipal, através da lei 15.880/2021. Com isso, foi garantido uma estrutura própria, com um departamento e equipe para ampliar as ações e o atendimento às mulheres.

Ações de impacto social, debates importantes e envolvimento da sociedade

  1. Arrecadação de mais de 12 mil itens de higiene, sendo 11 mil absorventes em campanha feita em conjunto com o Coletivo Igualdade Menstrual.

  2. Criação do Jardinete da Magó, no bairro Fazendinha, em Curitiba. O espaço é uma homenagem à jovem Maria Glória, conhecida como Magó, que perdeu sua vida vítima de feminicídio, em janeiro de 2020.

  3. Audiência Pública para promover o debate sobre a lei federal 14.192/2021 sobre violência política contra mulheres.

  4. Tribuna Livre e Audiência Pública sobre o fechamento das maternidades Victor Ferreira do Amaral e Bairro Novo

  5. Campanha “Queremos todas vivas” em apoio ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, dia 22 de julho. A iniciativa teve uma ação no calçadão da rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba. Conversamos com a população, houve distribuição de materiais educativos e intervenções para chamar a atenção de quem passou pelo calçadão sobre os números do feminicídio no Brasil. A ação resultou em uma carta de intenções com sete propostas para combater à violência contra as mulheres. Saiba mais em https://www.queremostodasvivas.com.br/

  6. Evento “Dia da Cidadania”, em parceria com a OAB-PR, em que foram ofertados serviços judiciários de forma gratuita para a população

  7. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  8. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  9. Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)

  10. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

  11. Clique para imprimir(abre em nova janela)


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
bottom of page