Encontro gratuito acontece na sede do Partido Verde e debate a real situação da capital ecológica sob a ótica dos catadores
Curitiba ganhou fama de capital ecológica do Brasil em 1989, após uma série de ações ambientais realizadas pela gestão pública municipal. Mas de lá para cá muita coisa mudou, já que a cidade ficou na centésima quarta colocação no Ranking IDSC-BR 2022, que posiciona as cidades a partir do Índice de Desenvolvimento Sustentável. São inúmeros os desafios que Curitiba enfrenta na pauta ambiental, especialmente na gestão de resíduos sólidos, e para aprofundar esse debate, o Partido Verde realiza uma reunião aberta com o tema Profissão Catador: repensando a economia da reciclagem, que acontece no dia 29/03 às 18h30 na sede do Partido Verde, Rua Deputado Mário de Barros, 1700, Centro Cívico.
“Há anos trabalhamos junto com os catadores e temos percebido que a situação está cada vez mais crítica. Eles são prestadores de um serviço ambiental fundamental para a construção de uma economia verde. Mas, na prática, não vemos esse trabalho valorizado”, explica a vereadora verde e presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal, Maria Leticia.
A reunião terá a participação da coordenadora estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Roselaine Mendes. “Para onde vão os resíduos e o que está sendo feito? Precisamos pautar esse debate na sociedade porque a reciclagem começa dentro de casa, mas ainda são poucas as pessoas que separam corretamente os resíduos e entendem o real impacto disso”, avisa Roselaine.
O encontro é aberto ao público em geral e gratuito, sem a necessidade de inscrição prévia.
ENCONTROS VERDES O Programa Encontros Verdes é uma iniciativa do Partido Verde de Curitiba. Com periodicidade mensal, o encontro debate assuntos pertinentes à cidade e à construção de políticas públicas propositivas, com foco na formação crítica dos cidadãos.
SERVIÇO
Encontro Verde Profissão Catador: repensando a economia da reciclagem
Dia 29/03 às 18h30
Na sede do Partido Verde – Rua Deputado Mário de Barros, 1700, Centro Cívico
Evento gratuito e aberto ao público.