top of page

Homenagem Dia Internacional da Mulher

Na próxima terça feira dia (12), a Câmara Municipal de Curitiba realizará sessão solene em referência e homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Nesta sessão, será feita a entrega de diplomas em reconhecimento pelo Dia da Mulher a 31 homenageadas. A solenidade acontecerá no Palácio Rio Branco, com início às 20h. A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) indicou para serem homenageadas Blanca Hernando Barco, Rosilete dos Santos, Suelen Carla Ribeiro e Susiane do Rocio Brichta. “Essas mulheres são de grande importância para sociedade, ao qual se destacam pela força feminina nas áreas em que atuam, seja na cultura, saúde, esporte”, disse a vereadora.

Blanca Hernando Barco

Blanca Hernando Barco é filha de imigrantes espanhóis, brasileira, nascida em Curitiba, tradutora, professora de danças folclóricas, Membro Titular do Conselho Municipal de Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, Presidente da Associação Inter-Étnica do Paraná e Cônsul Honorária da Espanha em Curitiba. Blanca atuou junto ao pai, que foi cônsul da Espanha em Curitiba. No ano passado ela teve a honra de ser indicada Cônsul em Curitiba, aceitando a missão com muita emoção e alegria. Sempre em contato com a comunidade espanhola, ao qual dedica sua vida, não apenas no consulado como também em atividades no Centro Espanhol do Paraná. Blanca ensina crianças e jovens danças folclóricas da região de Aragon e também o flamenco, ambas danças típicas da cultura espanhola. Em busca de perdurar a cultura espanhola em solo curitibano, Blanca pretende investir no ensino da língua espanhola no Centro Espanhol do Paraná, para crianças e jovens, preservando e destacando sua cultura também nos dias atuais.

Rosilete dos Santos

Rosilete dos Santos, natural de Castro, mãe, casada, Campeã mundial como esportista-boxeadora, estreando no Boxe em 2001, ganhou destaque na modalidade, sendo a primeira mulher paranaense a lutar boxe, enfrentando inúmeras lutas dentro e fora de ring, para se estabelecer e fortalecer seu nome no boxe feminino. Em 2011 se tornou primeira Brasileira campeã mundial de boxe pela WIBA (Associação Mundial de Boxe Feminino) encerrando a carreira em 2013 com 34 lutas, 29 vitórias e 5 derrotas. Lançou em 2013 o livro “A Quatro Punhos (História Real de Macaris e Rosilete)”, que conta a trajetória dela e o esposo. Atualmente, Rosilete não participa mais de campeonatos, mas o ring ainda arde em seu coração. Prova disso, que ela e o marido estão a frente do Centro de Excelência de Boxe do Brasil, localizado na região metropolitana de Curitiba. Neste Centro, ela disponibiliza gratuitamente cursos e treinamentos preparatórios a crianças e jovens que almejam ingressar ou conhecer o Boxe. Rosilete em breve estará nas telas de cinema, com o filme “O Cinturão de Rosilete”, gravado em 2017 e com estreia prevista para este ano. Hoje com 43 anos Rosilete ainda é a boxeadora brasileira com mais lutas realizadas.

Suelen Carla Ribeiro

Suelen Carla Ribeiro, 28 anos, mãe, curitibana e líder regional do “Movimento Eu Empurro Essa Causa” na cidade de Curitiba. Suelen tem uma filha com necessidades especiais e como mãe sente na pele as injustiças no Brasil. Se envolveu ao movimento “Eu Empurro Essa Causa” por acreditar que essa causa é de todos e que a luta por pessoas com necessidades especiais é uma causa nobre e precisa ser vista pelas outras pessoas. Hoje o movimento se fundamenta em pedir um aumento na renda per capita de 1/4 do salário mínimo ou seja R$250,00 reais por membro familiar , para que esse valor possa chegar a 3 salários mínimos por família. A luta não pode parar e para Suelen não tem sido fácil manter a casa e os gastos com medicamentos, alimentação, fraldas e as sessões de fisioterapia, que pelo SUS não tem previsão de vagas.

Susiane do Rocio Brichta

Susiane é natural de Curitiba e médica Anestesiologista. Graduada em Medicina pela Pontíficia Universidade Católica do Paraná (1997). Realizou residência médica em Anestesiologia pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e Pós-graduação Lato Sensu em Anestesia Regional pelo Hospital Sírio Libanês de São Paulo. Atualmente é anestesiologista do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba. Susiane, já participou de inúmeros congressos em território nacional e recebeu premiações nos anos de 2000 e 2004. Envolvida com causas sociais, participa da diretoria da ONG MaisMarias desde 2013, da qual foi presidente entre os anos de 2017 e 2018 e Sócia fundadora da Pontee Atelie Educativo, desde 2018.

  1. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

  5. Clique para imprimir(abre em nova janela)

bottom of page