top of page

qua., 29 de nov.

|

Sindicato dos Bancários

Agroecologia: uma resposta à emergência climática

O evento reune as ativistas e pesquisadoras: Priscila Facina Monnerat, Tchenna Fernandes Maso e Margaret Matos de Carvalho para debater o campo da agroecologia em meio à crise socioambiental do planeta. O evento é gratuito.

O registro está fechado
Ver outros eventos
Agroecologia: uma resposta à emergência climática
Agroecologia: uma resposta à emergência climática

Horário e local

29 de nov. de 2023, 18:30 – 21:30

Sindicato dos Bancários, R. Piquiri, 380 - Rebouças, Curitiba - PR, 80230-140, Brasil

Sobre o evento

Participam do debate a engenheira florestal e agricultora agroflorestal do setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Priscila Facina Monnerat; a coordenadora do Programa Iguaçu na Organização Terra de Direitos e doutoranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Tchenna Fernandes Maso; e a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) e coordenadora do Fórum Estadual de Combate aos Agrotóxicos, Margaret Matos de Carvalho.

Agroecologia

Anualmente, são usadas no mundo aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de agrotóxicos. No Brasil o consumo é superior a 300 mil toneladas por ano, segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Há anos o Brasil é um dos países que mais consome agrotóxicos, decorrente sobretudo do desenvolvimento do agronegócio no setor econômico, da permissão de produtos já banidos em outros locais e da venda ilegal de agrotóxicos.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os agrotóxicos causam 70 mil intoxicações agudas e crônicas por ano e que evoluem para óbito, em países em desenvolvimento. Outros mais de sete milhões de casos de doenças agudas e crônicas não fatais também são registrados.

Diante desse cenário, a agroecologia vem como uma alternativa propondo uma forma de produção sustentável a partir de uma perspectiva ecológica. Essa prática, ao mesmo tempo que contribui com a segurança alimentar e nutricional das pessoas, é capaz de amenizar os impactos da emergência climática no meio ambiente.

Ingressos

  • Ingressos Gratuitos

    R$ 0,00

Total

R$ 0,00

Compartilhe esse evento

bottom of page