top of page

Maria Letícia alerta sobre importância da amamentação

No dia 01 de agosto foi comemorado o Dia Mundial da Amamentação, e a vereadora e médica Maria Letícia Fagundes (PV), fez um alerta sobre importância da amamentação já nas primeiras horas de vida. “amamentar é um ato de amor, é um processo de adaptação que exige paciência e dedicação, tudo pelo prazer único de amamentar o seu bebê”.

O leite materno é um alimento produzido por seu corpo exclusivamente para o bebê, e contém todos os nutrientes, proteínas, açúcar, gordura e vitaminas que o pequeno necessita por seis meses para crescer e se desenvolver com saúde.

Campanha

Em Curitiba, a maternidade Bairro Novo em conjunto com as unidades de Saúde promovem até o dia 10 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Curitiba. A ação em conjunto com (mamaço) será feita com mães de recém-nascidos, funcionárias e mães da região, que faz parte da campanha mundial de incentivo à amamentação com tema “Amamentação é a Base da Vida” com objetivo de promover estratégias de nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades garantindo a saúde e desenvolvimento dos bebês.

Em algumas unidades de Saúde de Curitiba, a comunidade poderá participar de palestras de incentivo ao aleitamento materno. Maria Leticia alerta que o aleitamento é como uma primeira vacina para o bebê criando anticorpos e ativando o sistema imunológico.

Semana Mundial

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é realizada desde 1992 em todo mundo, organizada por ONGs, com chancela da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

No Brasil, em abril de 2017 foi sancionada a Lei 13,435, que instituiu agosto como o “Mês do Aleitamento Materno”, em que as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento devem ser intensificadas.

Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Curitiba (sujeita a alterações): FONTE PMC

6/8 (segunda-feira)

US Capanema (Distrito Matriz) – Inauguração do "cantinho da amamentação" e "Mamaço" no jardim da unidade de saúde (11h).

US João Cândico – (Distrito Bairro Novo) – Orientações sobre Amamentação na área de abrangência do Posto US Xapinhal (Distrito Bairro Novo) – Orientações sobre Amamentação no CMEI

7/8 (terça-feira) US Tapajós (Distrito Boqueirão) – Oficina com o tema Aleitamento Materno: "Amamentação é a base da vida" (10h30) US Santa Quitéria 1 (Distrito Portão) – Roda de Conversa sobre Aleitamento Materno às gestantes e nutrizes (15h) US São Braz (Distrito Santa Felicidade) – Roda de Conversa: "Amamentação é a base da vida", práticas para relaxamento e a importância do vínculo mãe/bebê; depoimentos de mães sobre seus momentos de amamentação (14h)

8/8 (quarta-feira) US Coqueiros (Distrito Bairro Novo) – Mamaço US Santa Amélia (Distrito Portão) – Oficina de Aleitamento Materno para gestantes e nutrizes (14h) US Parigot de Souza (Distrito Bairro Novo) – Oficina de Gestantes

10/8 (sexta-feira) US Menonitas (Distrito Boqueirão) – Oficina com o tema Aleitamento Materno: "Amamentação é a base da vida" (10h)

Foto: Daniel Castellano / SMCS

  1. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

  5. Clique para imprimir(abre em nova janela)

bottom of page