Solenidade "Inspiração Curitibana" foi criada para homenagear mulheres que, de alguma forma, contribuem para a transformação de Curitiba
Na próxima sexta-feira (21), a vereadora Maria Leticia (PV) promove a 10ª edição do prêmio "Inspiração Curitibana", criado pela parlamentar para homenagear mulheres que contribuem para o desenvolvimento da capital, por meio de atividades empresariais, educativas, artísticas e na área da saúde, entre outras. A solenidade ocorre às 19h na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), com transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa.
De acordo com a vereadora, uma das motivações para promover o "Inspiração Curitibana", duas vezes por ano, é o fato de que há poucas mulheres homenageadas em Curitiba, em contraste com o número de homens que foram agraciados com prêmios ou que tiveram seus nomes usados na denominação de vias públicas, por exemplo.
“Dizem que somos ‘minoria’, mas as mulheres representam 53% da população brasileira”, disse Maria Leticia em abril, na 9ª edição, quando 23 mulheres foram homenageadas. Para ela, esse entendimento se refere à pouca presença de mulheres em espaços de poder.
A solenidade que marcará a nova edição do prêmio será no Palácio Rio Branco, na sexta-feira, às 19h. O requerimento que agendou o evento foi aprovado em maio pelo Legislativo (061.00059.2024).
Homenageadas
Alice Magrit Mariano Pereira Barbosa - liderança comunitária
Allana Schrappe, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PR
Caroline Filla Rosaneli, coordenadora do Mestrado de Bioética da PUC-PR
Daiane Da Luz, advogada
Gabriella Gaspar Pellegrini, dentista, do Projeto Mulheres A Fio
Giovana Madalosso, escritora
Isabella Lanave, fotógrafa
Marianna Ferraz Moreira, área da cultura
Mariana Zanette, área da cultura
Marta Luciane Fischer, pesquisadora
Melina Mulazani, área da cultura
Patricia Carbonal, sindicalista
Priscila Facina Monnerat, área da agroecologia
Sandra Dolores de Paula Lima, do Instituto Fenix
Stella Titotto Castanharo, historiadora
Stéphanie Santana, enfermeira canábica
Tailaine Cristina Costa, do Instituto De/Por/Para Mulheres
Uyara Torrente, área da cultura
Valquiria Elita Renk , bioética da PUC-PR