Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Curitiba realizou sessão solene, com a entrega de diplomas em reconhecimento pelo Dia da Mulher a 31 homenageadas, na noite desta quinta-feira (08). A solenidade aconteceu no Palácio Rio Branco, com início às 20h. Por indicação da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) foram homenageadas Justina Maiczak, Maria Pereira, Michele Mara e Rose de Oliveira Lima. "São mulheres de importância social, fico muito feliz de receber e homenagear essas grandes mulheres", disse a vereadora.
Michele Mara
Cantora, compositora, atriz, modelo Plus size, 36 anos, formada em canto popular pelo Conservatorio de MPB de Curitiba e em Musicoterapia pela Unespar – Campus Curitiba II – Fap. Como musicoterapêuta, escolheu a área social para desenvolveu a primeira pesquisa na aérea sobre "Os sentimentos que mulheres negras expressam em atividades musicoterapêuticas ", e vem desenvolvido seu trabalho com essa população. É popularmente conhecida como Maior Imitadora do Brasil e da America Latina da cantora Areta Franklin, prêmios que ganhou no Domingão do Faustão em 2011 quando venceu o concurso Nacional e internacional. É a organizadora da Marcha do Orgulho Crespo Curitiba, um movivemento nacional de valorização da estética negra e empoderamento.
Rose Mari de Oliveira Lima
Referência na comunidade do Ganchinho é presidente da Associação de Materiais Recicláveis Jandaia, responsável pelo serviço administrativo e também separação de resíduos. São 19 famílias atendidas e orientadas em relação à assistência social e direitos das políticas públicas. Lidera campanhas de arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos de forma colaborativas para instituições que atendem a comunidade.
Justina Cetnarski Maiczak
Graduada em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem do Trabalho, Especialização em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Emergências no SUS. “Busca promover o bem estar do ser humano, considerando sua liberdade e dignidade, atuando na promoção da saúde, prevenção de enfermidades, no transcurso de doenças e agravos, nas incapacidades e no processo de morrer. São mais de 40 anos dedicados, com muito orgulho e responsabilidade, à assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde”
Maria de Fátima Saddock Pereira
Graduada em Serviço Social com especialização em Saúde Mental Comunitária, funcionária pública aposentada, trabalhou na Unidade de saúde Hauer com pacientes portadores de soro positivo, com atuação também no CPM (Centro Psiquiátrico Metropolitano), onde desenvolvia trabalho no CAPS infantil. Curso de Extensão Universitária de Prevenção do Uso de Drogas Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias pela Universidade, Federal de Santa Catarina. Curso SUPERA- Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substancias Psicoativas, administrada pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas).