top of page

Peça “Conta-te”, sobre assédio moral, estreia em Curitiba

Espetáculo surgiu da campanha homônima lançada pela Procuradoria da Mulher e pelo Sated-PR que visa combater todas as formas de violência contra mulheres da cena cultural


Quatro mulheres estão de frente, olhando para a câmera.
As atrizes Raquel Rizzo, Cleo Cavalcanti, Bia Sartoretto e Ciliane Vendruscolo formam o elenco da peça "Conta-te". Foto: Nando Porto/Divulgação

Estreia em 17 de abril o espetáculo "Conta-te", que trata sobre os abusos sofridos por mulheres no ambiente de trabalho. Produzida pela Sociedade Poética, a peça surgiu da campanha homônima lançada pela Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) junto do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Paraná (Sated-PR), que visa combater o assédio e a importunação sexual contra mulheres do setor cultural.


Na apresentação, as atrizes Raquel Rizzo, Cleo Cavalcantty e Bia Sartoretto interpretam mulheres de diferentes idades lidando com a profissão, a arte e o assédio. Elas refletem sobre como o mesmo corpo que utilizam na atividade profissional é alvo de abusos e violações, além dos obstáculos que precisam enfrentar no momento de decidir se irão denunciar o caso ou não.


De acordo com a autora e produtora Pagu Legal, responsável pelo texto e direção do espetáculo, a ideia do "Conta-te" nasceu da necessidade de criar um material didático, acessível e empático sobre a violência de gênero e o assédio moral. “São situações enfrentadas por muitas mulheres no Brasil e que compõem um lamentável traço cultural, em muitos casos 'naturalizado', das hierarquias de trabalho”, diz.


Por meio da encenação, a peça traz uma nova abordagem ao tema, além de atualizações éticas relacionadas às conquistas de direitos trabalhistas pelas mulheres. Para Leal, a peça pode auxiliar vítimas no reconhecimento de situações abusivas, legitimando os sentimentos e acolhendo as dores delas. “A arte possibilita ampliar a percepção para questões que muitas vezes nem percebemos como abusivas, e no palco isso fica muito claro.”


O espetáculo fica em cartaz no Teatro Cleon Jacques por duas semanas, entre os dias 17 e 28 de abril. As apresentações são de quarta a sexta-feira às 20h, nos sábados às 16h e às 20h, e nos domingos às 19h.


A peça "Conta-te" é indicada para maiores de 14 anos e pode desencadear gatilhos em pessoas sensíveis ao tema. A entrada é gratuita.


Campanha contra o assédio


Lançada em 27 de novembro de 2023, a campanha "Conta-te" é uma ação permanente de combate ao assédio e à importunação sexual contra mulheres do setor cultural de Curitiba.

Entre as profissionais da área beneficiadas pela campanha estão atrizes, produtoras, técnicas, cantoras e dançarinas. A ProMulher também estende o apoio e acolhimento a artistas de outros municípios do Paraná.


"Essa é uma oportunidade para que as mulheres da cena cultural conheçam seus direitos e tenham um canal de denúncias aberto para que elas possam ser ouvidas", destaca a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Leticia (PV).


Serviço 


Espetáculo "Conta-te"


Datas: 17 a 28 de abril

(Quarta a sexta às 20h. Sábados às 16h e 20h - no segundo horário com intérprete em Libras. Domingos às 19h) 

Local: Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4700 - São Lourenço)

Entrada: Franca. A retirada dos ingressos deve ser feita no teatro, uma hora antes do início do espetáculo. São 90 ingressos disponíveis por apresentação.

Duração: 1h20

Classificação: 14 anos

bottom of page