A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) recebeu alunas do curso de pós-graduação em Sexualidade Humana, da Universidade Positivo (UP), Geissa Franco e Jamile Nascimento, na manhã desta segunda-feira (11). Ela foi procurada para compartilhar experiências como médica legista do Instituto Médico Legal do Paraná (IML-PR) e também as ações como vereadora no enfrentamento à violência contra mulher.
Maria Leticia contou que ao longo dos 23 anos como médica legista presenciou muitos casos de violência e acompanhou a construção da Casa da Mulher Brasileira em Curitiba e todas as ações propostas em diferentes gestões do Executivo. “Eu assisti a violência ainda quando as mulheres eram desassistidas”, disse a vereadora ao se referir à Lei Maria da Penha, sancionada em 2006.
Ela destacou a importância das vítimas terem conhecimento dos direitos e serem motivadas a buscarem por eles. “A mulher que desconhece seus direitos fica em círculos e o nosso papel é não deixar elas desistirem de denunciar”, pontuou. Sobre as ações do poder público no enfrentamento à violência, Maria Leticia destacou que observa “timidez” na execução de propostas e que “não se faz política pública sem recursos”. Como parlamentar, ela assegurou que não poupará esforços para impactar a sociedade contra a violência.