A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) participou da abertura do evento "Mulher e Poder", no Tribunal Regional Eleitoral, nesta quarta-feira (18).
Em entrevista à emissoras locais, a vereadora defendeu a igualdade de gêneros na política . Para ela, "é um tema necessário e importante de ser debatido". A vereadora comparou a população feminina no Brasil, que é mais de 50%, e o baixo número de mulheres eleitas, que é de aproximadamente 8%.
Maria Leticia disse ainda que são inúmeros os desafios que a mulher enfrenta. Ela destacou que a dificuldade começa dentro dos partidos, os quais devem entender a importância das mulheres. "Dizer que são 30% de cotas para mulheres é questionável, pois a maioria delas não tem representatividade, portanto não se fortalecem politicamente".
Ela ainda reforçou que a mulher deve construir política "desde sempre". "A igualdade na política deve ser ensinada nas escolas, assim como o direito à educação, na infância", concluiu.
Com objetivo de incentivar a participação feminina na política, o evento foi iniciado com uma mensagem do presidente do TRE-PR, dr Xisto Pereira, que passou a palavra para a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes.
Durante o dia, acontecerão três painéis de debates. O primeiro pela manhã aborda "Mulher, Mídia e Cidadania"; o segundo "Mulher nas Instituições Públicas"; e o terceiro do qual Maria Leticia debaterá, no período da tarde, "Mulher no Processo Eleitoral".