Vereadora Maria Leticia visita Hospital Erasto Gaertner
- Nina Zambiassi
- 14 de set. de 2017
- 1 min de leitura
Atualizado: 31 de ago. de 2023
Na visita ao Hospital Erasto Gaertner, nesta quinta-feira (14), a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) conheceu uma técnica inovadora desenvolvida pelo Dr. Reitan Ribeiro, que preserva a fertilidade de pacientes acometidas de tumores pélvicos não ginecológicos, cujo tratamento envolve radioterapia.
Ele explicou à vereadora, que também é médica, que o procedimento é conhecido como transposição uterina, a qual retira o útero e os ovários do campo a ser irradiado. Após o tratamento de radioterapia, os órgãos são reimplantados.
"A capacidade reprodutiva permanece", disse o médico, que já realizou dois casos em caráter de pesquisa, com bons resultados e tem mais dois agendados. "É um motivo de orgulho para o curitibano e para o mundo", complementou.
A vereadora convidou o médico para contar a novidade na Câmara Municipal de Curitiba. “É importante a população ter conhecimento dos avanços na saúde, assim como o apoio do legislativo às pesquisas e também ao Hospital”, destacou.
Na visita, a vereadora conheceu a Rede Feminina de Combate ao Câncer e expos ao superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Rocha Lago e ao assessor de Relações Institucionais, Fernando Garcia, a preocupação com os casos de câncer de mama, especialmente. “A pretensão é zerar os casos de câncer em Curitiba e isso é possível em uma visão otimista e com a facilitação do atendimento”, complementou Maria Leticia.
Eles também conversaram sobre o acesso da população aos serviços do Hospital, as dificuldades em relação ao transporte coletivo e também emendas parlamentares.