Jornal Plena
O Exame de Exoma será realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A notícia é motivo de comemoração, alívio e pode mudar a vida de muitas pessoas. O acesso ao exame, desejado por centenas de famílias, sempre foi muito difícil pelo elevadíssimo custo.
Mas o que é o Exoma? É um tipo de análise laboratorial que detecta doenças genéticas e mutações gênicas.
Para explicar de maneira simples, o Exoma constata erros na sequência de bases do DNA. Ele identifica, por exemplo, síndromes raras que interferem na locomoção, na fala, entre outras dificuldades que exigem tratamento especial.
Com a ausência do diagnóstico, não é possível identificar o tipo de doença e nem iniciar o tratamento adequado para que ocorra melhoria do paciente.
Familiares recorrem a todas as alternativas com campanhas de arrecadação de recursos na internet, reivindicação da realização do Exoma na Justiça e o que mais for possível para salvar a saúde, a qualidade de vida de quem necessita do exame e de tratamento.
Apesar de toda dificuldade, a luta não foi em vão. Sensibilidade e vontade política contribuíram para inclusão do Exoma no SUS que vai acabar com essa aflição, garantindo o direito fundamental, que é a saúde.