O projeto de lei que previa a proibição do uso de canudos plásticos em Curitiba foi retirado de pauta na Câmara Municipal. Um texto substitutivo foi apresentado pela vereadora Maria Letícia Fagundes (PV), autora da proposta inicial.
O novo projeto propõe apenas a criação de uma “política pública de incentivo ao desuso de canudos e copos plásticos descartáveis” na capital, ao contrário do anterior, que previa multas entre R$ 2 mil e R$ 10 mil para os estabelecimentos que mantivessem a utilização do acessório plástico. Segundo o texto, a substituição foi adotada depois de um “aprofundamento do estudo do impacto sócio-comercial do projeto anteriormente apresentado”.
A vereadora afirma que fez uma análise da experiência em outras cidades que já adotaram medidas parecidas e que optou pela mudança.
O novo texto prevê ainda a criação de um selo chamado “Consciência Coletiva”, que seria cedido aos estabelecimentos que adotarem práticas sustentáveis.
Na época em que o projeto foi anunciado, a associação e o sindicato que representam os estabelecimentos gastronômicos da cidade se posicionaram contra a proposta. O presidente do SindiAbrabar, Fabio Aguayo, recebeu a mudança de forma positiva.
Ele destaca que o ideal é buscar a conscientização da sociedade em geral.
O texto substitutivo já foi avaliado e aprovado pelas comissões competentes e deve ir à votação nas próximas semanas.
– Reportagem: Ana Flavia Silva
Acompanhe a entrevista no vídeo abaixo: