top of page

Procuradoria da Mulher lança campanha contra assédio a mulheres do setor cultural

Campanha “Conta-te” é uma parceria entre a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba e o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Paraná


As atrizes Beatriz Sartoretto, Cleo Cavalcanti e Raquel Rizzo farão uma leitura cênica no dia do lançamento da campanha. Foto: Pagu Leal

A Procuradoria da Mulher (ProMulher) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Paraná (Sated-PR), está lançando a campanha “Conta-te”, que visa combater o assédio e a importunação sexual contra mulheres do setor cultural da capital.


"Ficamos muito felizes com o acolhimento que o Sated-PR teve com a campanha porque assim, juntos, conseguimos oferecer uma oportunidade às mulheres da cena cultural de Curitiba de conhecerem seus direitos e terem um canal de denúncias aberto para que elas possam ser ouvidas", afirma a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Leticia (PV).


A campanha será lançada na próxima segunda-feira (27), às 19h, no Teatro Zé Maria, e contará com uma roda de conversa com diversas autoridades e artistas, além de uma leitura cênica.


Entre as convidadas para o debate estão a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Leticia (PV); a vereadora e Procuradora da Mulher Adjunta Giorgia Prates - mandata preta (PT); uma representante do Sated-PR; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), Ana Lucia Lourenço; a perita de audiovisual da Polícia Científica do Paraná, Denise Carneiro Berejuk; a primeira subdefensora-geral da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), Olenka Lins e Silva; a artista e produtora, Grace Barros; e a presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (Siapar), Jussara Locatelli.


Foram chamados também representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9).


A campanha tem como objetivo combater todo tipo de violações contra atrizes, produtoras, técnicas, cantoras, dançarinas e outras profissionais da cultura. Por isso, artistas de outros municípios também podem buscar a Procuradoria para realizar denúncias e receber atendimento e acolhimento. "A ProMulher já atende diversas cidades do Paraná, por isso o Conta-te é um projeto extensivo a todo o estado", destaca Maria Leticia.


O evento de lançamento da campanha é aberto à população, mas é preciso fazer uma inscrição prévia, gratuita, por este site.


A atriz Raquel Rizzo, a vereadora Maria Leticia e o presidente do Sated-PR, Adriano Esturilho, durante a assinatura do termo de cooperação entre a ProMulher e o sindicato, em agosto deste ano. Foto: Divulgação/Mandato Maria Leticia

Leitura cênica


Na leitura cênica “Conta-te”, três atrizes de teatro contemporâneo de diferentes idades precisam ensaiar uma peça cujo tema é o assédio moral. Durante o ensaio elas exploram conflitos geracionais e questionamentos sobre a profissão, a arte e o assédio.


As atrizes também refletem como o mesmo corpo que utilizam na atividade profissional é alvo de abusos e violações, além dos obstáculos que precisam enfrentar no momento de decidir se irão denunciar o caso ou não.


Pagu Leal é a responsável pelo texto e pela direção, enquanto as atrizes Raquel Rizzo, Cleo Cavalcanti e Beatriz Sartoretto farão a leitura. A iluminação é de Bells Marques.


A leitura cênica é indicada para maiores de 16 anos e pode desencadear gatilhos em pessoas sensíveis ao tema.


Serviço


Lançamento da campanha “Conta-te”

Data: 27/11, segunda-feira

Horário: 19h

Local: Teatro Zé Maria (Rua Treze de Maio, 655, Centro - Curitiba)

Entrada: Gratuita mediante inscrição prévia por este link.

bottom of page